Cipo / Pedra com Inscrição Latina


Possivelmente o mais antigo “documento” de Fortios, uma pedra de granito com uma inscrição em Latim.
Encontra-se, atualmente, no adro da atual igreja matriz, havendo quem relate que outrora a localização desta seria na anterior igreja de S. Domingos (1927).
Por altura das obras de reconstrução da igreja houve alguém que, por dificuldade de perceção do conteúdo inscrito na mesma a quisesse encaminhar para Roma, para ali ser estudada e interpretada. Houve também quem não o tivesse permitido e assim em Fortios permanece este marco que relata um pedaço de história da vila. 
Acessível a qualquer visitante e curioso a Pedra mede 1,5m de altura, 0,5m de largura e 0,2m de espessura. Pela inscrição contida na pedra, será certa a estadia ou passagem do povo Romano por estas bandas. Nesta é visível a inscrição “VRSO.BVRRIÆ.ARMIS.S.”, não se sabendo ao certo a mensagem ali impressa, sendo para tal necessário um estudo epigráfico. 
Será esta o testemunho de terem sido os Romanos a dar o nome ao lugar? Já existiria a povoação? Teria Fortios sido um lugar de combate? Qual o significado do Cipo e que mensagem ali se quis perpetuar? Um enigma que certamente será resolvido, e a história de Fortios ficará mais enriquecida.