O Rancho Folclórico de Fortios foi fundado em 1981, a este data ainda ligado à Casa do Povo. Porém, a sua autonomia efetiva materialou-se em 1991.
Ainda antes, no ano de 1984 iniciou uma exaustiva recolha etno-folclórica, junto dos mais idosos, reconstituindo usos e costumes, tradições, danças e cantares dos seus antepassados.
A sua componente etnográfica é composta por trajes de trabalho:
De entre o vasto repertório de danças, sobressaem as modas das saias, as danças de roda e as cantigas bailadas.
O Rancho Folclórico de Fortios tem participado em diversas manifestações folclóricas, culturais e etnográficas de Norte a Sul de Portugal Continental, nos Arquipélagos dos Açores e Madeira e também no estrangeiro.
No que toca a registo áudio, este tem gravados alguns dos seus temas em duas fitas magnéticas e num álbum "Festa na Aldeia" e ainda em CD, intitulado "Balho de Saias", cujo lançamento ocorreu em 2001. Em 1998 fez uma gravação em vídeo e CD-Rom organizado pela Only Multimédia.
É membro efetivo da Federação do Folclore Português, fundador da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo.
Ao nível local tem promovido, anualmente, desde 1986, a realização do Festival Nacional/Internacional de grupos folclóricos, vindos dos mais variados lugares.
Inicialmente ligado à Casado Povo, a partir de 191 o grupo folclórico vai-se autonomizando sob a orientação do sr. Joaquim Matias. A autonomia completa do grupo teve lugar no ano de 1991 e três anos mais tarde vários membros dedicam-se a uma exaustiva pesquisa e recolha etnográfica junto dos mais idosos por forma a uma aproximação cada vez maior dos usos e costumes desta população, assim como das suas tradições, danças e cantares.
Se olharmos à luz dos trajes etnográficos verificamos que a maioria são característicamente de trabalho como é exemplo os trajes do abegão, do ganhão, da ceifeira, mondadeira, azeitoneira e alimentador de máquinas. Em menor número os trajes ditos domingueiros e festa e mesmo entre estes com diferenciação entre os trajes ricos e pobres e ainda os trajes de lavrador e dos noivos.
No que respeita ao repertório de danças, são as modas das saias, de roda e as cantigas bailadas as que se podem ouvir e ver pelas mãos do Grupo Folclórico dos Fortios.
O Rancho Folclórico dos Fortios participa desde sempre em diversas manifestações folclóricas, culturais e etnográficas que vão desde o Norte ao Sul de Portugal e Ilhas e ainda a nível internacional. No seu trajeto têm também gravados alguns dos seus temas.
Anualmente e desde o ano de 1986 organizam o Festival Nacional/Internacional de Grupos de Folclore na Freguesia de Fortios.
Tlm: 966739894
Morada: Rua da Fonte dos Fortios
Edifício da ex – Casa do Povo – Cave
7300-683 Fortios
E-mail: rf.fortios@gmail.com